O que é WordPress?

O WordPress é a maior e mais popular plataforma para criar e gerenciar conteúdo na internet, estando presente em mais de 36% da web. Com ele é possível criar grandes projetos como sites e lojas virtuais sem conhecimento de programação e gratuitamente.
O que é WordPress

Em termos técnicos, o WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo, ou em inglês: content management system (CMS). Ele permite criar e gerenciar conteúdo para internet, como sites, blogs, lojas virtuais, portfólios, portais de cursos entre outros.

Qualquer pessoa pode utilizar e customizar o WordPress gratuitamente, pois o ele foi desenvolvido sob uma licença pública de código aberto pela empresa Automattic.

A base do sistema do WordPress é composta por duas principais linguagens, sendo o PHP para a programação e o MySQL/MariaDB para o banco de dados. Juntas estas linguagens são largamente as mais utilizadas e aceitas em qualquer provedor de hospedagem. Vamos falar disso mais a frente.

Anos atrás o WordPress era muito usado para criação de blogs, ficou famoso por isto inclusive. Mas nos dias atuais devido a inúmeras melhorias realizadas em seu núcleo, juntamente com milhares de temas e plugins disponíveis no repositório oficial é possível criar praticamente qualquer tipo de projeto para internet com o WordPress.

Qual a diferença entre o WordPress.org e WordPress.com?

wordpress.org x wordpress.com

Sempre que realizar uma busca no Google ou em outro mecanismo de busca com a palavra WordPress, você irá encontrar dois sites, o WordPress.com e WordPress.org.

Ambos os sites possuem propósitos e públicos diferentes. Por isso trouxemos um breve resumo de qual a diferença entre os dois sites:

  • WordPress.org:  Software gratuito e público que pode ser usado para qualquer finalidade e pode ser instalado em seu próprio servidor de hospedagem. Ele conta com o maior repositório de temas e plugins da internet. Para ter seu site, blog ou loja virtual com WordPress você precisa registrar um domínio e adquirir um plano de hospedagem de site.
  • WordPress.com: Foi desenvolvido pela mesma empresa como um serviço pago que utiliza o software WordPress.org como base para seus sites e blogs. Ele é um serviço que já oferece o servidor de hospedagem, no entanto no plano gratuito não é permitido usar domínio próprio. Os blogs vem com o endereço no formato meublog.wordpress.com. Possui limitações quando comparado ao WordPress.org.

Que tipo de site posso criar com o WordPress?

Existem inúmeras possibilidades e formas diferentes de usar o WordPress. Como citamos acima, nos dias atuais o WordPress não se limita apenas em sites e blogs, mais também lhe permite criar:

  • Lojas Virtuais completas;
  • Sites institucionais e empresariais;
  • Blogs; 
  • Portfólios;
  • Portais de noticias; 
  • Fóruns; 
  • Conteúdos de assinatura; 
  • E com um pouco de programação qualquer coisa imaginável para internet.

A maioria dos projetos WordPress podem ser feitos usando uma combinação de um tema apropriado e os plugins necessários para cada tipo de site, por exemplo, se você quiser uma loja virtual poderá utilizar o plugin WooCommerce, que é o mais completo para lojas virtuais. Ele é 100% gratuito e é oficial do mesmo desenvolvedor do WordPress!

Quer saber quem usa o WordPress?

O WordPress é uma plataforma bastante conhecida entre empresas e blogueiros, porém é muito utilizado por personalidades famosas e sites importantes. Inclusive o site que você está navegando agora é inteiramente desenvolvido em WordPress! Confira alguns exemplos abaixo:

Casa Branca

O site oficial da Casa Branca do governo americano utiliza o WordPress como base.

Casa Branca

Sony Music

O popular site Sony Music Brasil é um bom exemplo de empresa grande que utiliza o WordPress.

Sony Music

Vogue

O blog oficial da Vogue USA também é desenvolvido com base no WordPress.

Vogue USA

Hospedagem para WordPress

O servidor de hospedagem armazena os arquivos e o banco de dados de um site WordPress. Ele “compreende” todas as linguagens usadas no sistema do WordPress (PHP, MySQL, React e outras), tornando o sistema operacional e o site disponível publicamente na internet.

Existem centenas de opções de hospedagem de sites. Se você optar por uma hospedagem de sites comum, que não é preparada para WordPress provavelmente você terá uma experiência ruim com lentidão na área administrativa e no site, além da falta de suporte especializado em WordPress.

Sites lentos independe se desenvolvidos em WordPress ou outras tecnologias, sofrem grandes penalidades tanto no marketing digital quanto no comércio eletrônico. Experiências ruins em sites da internet podem reduzir seu faturamento em mais de 50%.

Na hospedagem WordPress dedicada da Directart você não tem estas preocupações. Tudo aqui é pensado para WordPress, a velocidade superior em servidores dedicados e o melhor suporte para WordPress feito por uma hospedagem de sites.

Convido você para conhecer a hospedagem dedicada para WordPress da Directart:

Conclusão: O que é WordPress? O CMS mais popular do mundo.

Como você pôde acompanhar neste artigo o WordPress é a maior plataforma CMS, versátil e completa para criação de conteúdo para internet. Permitindo que você desenvolva praticamente qualquer tipo de projeto com ele.

O WordPress está presente na maior parte dos projetos para internet, de portais gigantes a sites institucionais. Seu uso é sustentando pela maior comunidade de desenvolvedores e entusiastas do mundo. Com grandes marcas em seu back office o WordPress é sem dúvida uma excelente opção para seu projeto ou negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

email profissional

Inscreva-se em nossa newsletter

E receba por email novos conteúdos sobre WordPress.