Power Faq: 44 respostas para WordPress

44 respostas para WordPress

Será que o WordPress é o CMS certo para seu site? Os plugins do WordPress são mesmo um milagre no mundo da internet? E a construção do site pode ser feita totalmente com Elementor de forma ágil? E a loja virtual do WooCommerce é tão completa assim?

São tantas perguntas em torno do CMS mais famoso do mundo que nós preparamos este power faq para você compreender a fundo o que é, para que serve e até onde o WordPress, os plugins, o editor mais usado no WordPress e a loja virtual mais completa do mundo podem ir.

WordPress

WordPress

1- O que é WordPress?

WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo, ou em inglês: Content Management System (CMS) que está presente em mais de 35% da internet. Trata-se de software gratuito que disponibiliza o maior conjunto de ferramentas para criar muitos projetos diferentes para web. É possível criar sites, blogs, lojas virtuais, portais de curso, jornais online e muitos outros projetos com WordPress.

2- Quanto custa o WordPress?

O WordPress (wordpress.org) é um CMS de código aberto (open source), ou seja, não possui nenhum custo e pode ser totalmente customizado sem prejuízos de licenciamento. Entretanto você terá o custo da hospedagem WordPress. 

Caso queira poderá também contratar versões pagas de muitos plugins para WordPress, disponíveis no repositório oficial ou não.

3- O que pode ser feito com WordPress?

Praticamente qualquer ideia na internet: sites institucionais, blogs, jornais online, portais de comunicação, portais de cursos, lojas virtuais, venda de produtos digitais e landing pages.

4- Quem usa WordPress?

O WordPress está em 36% da internet e muitas grandes empresas, blogs e jornais usam WordPress, como o jornal New York Times….

5- Qual a diferença entre o wordpress.org e wordpress.com?

Ambos são projetos desenvolvidos pela mesma empresa Automattic. Enquanto o wordpress.org é o projeto livre (open source) mantido com apoio da comunidade WordPress, o wordpress.com é uma versão “customizada” do CMS hospedado em servidores próprios da empresa com planos pagos para uso.

6- O WordPress é melhor que Wix?

Esta é uma dúvida frequente das pessoas que vão começar um projeto na web. É importante dizer que são ferramentas muito diferentes tanto em conceito quanto em funcionalidades e que podem ser indicadas principalmente pelo nível de conhecimento do usuário. Enquanto o WordPress é o CMS mais popular do mundo permitindo criar qualquer projeto para web com dezenas de milhares de novas ferramentas no repositório oficial que necessitam de um conhecimento mínimo de internet para usá-las com facilidade, o Wix é uma plataforma não customizável que fornece um conjunto de ferramentas próprias para criar um site limitadas as funcionalidades que oferecem, ou seja, você não pode ir além do que a “caixinha do Wix” tem para oferecer e por este motivo é mais simples de entender.

7- O que são temas e plugins WordPress?

Temas são responsáveis pela aparência de um site WordPress e plugins adicionam funcionalidades extras. Obrigatoriamente um tema deve estar instalado e ativado no WordPress para que o mesmo funcione. Já os plugins são opcionais, mas na maioria das vezes sempre são utilizados para novas funções.

8- O que é preciso para o WordPress funcionar corretamente?

É necessário uma infraestrutura básica com banco de dados MySql MariaDB, PHP7 e Apache/Nginx ou outros. Pode ser utilizado localmente em um computador comum utilizando um software como o Xampp. Mas para uso em produção é necessária a contratação de uma hospedagem, que pode ser uma hospedagem comum (normalmente com pouca performance e alguma lentidão) ou uma hospedagem dedicada para WordPress (com alta performance e velocidade).

9- Posso criar temas ou plugins para WordPress?

Sim. Para isso você precisa entender como criar temas e plugins para WordPress de acordo com a documentação oficial.

10- O WordPress possui API para integração remota?

Sim. O WordPress possui uma API Rest Full para integração com softwares e plataforma de terceiros com diversos recursos de uso. Você pode consultar a documentação oficial da API neste link.

11- Por que o WordPress é ideal para agências?

Além da flexibilidade do CMS permitindo criar projetos que vão desde sites institucionais até lojas virtuais, o WordPress ainda possui um repositório tão grande de plugins que a maioria das solicitações dos clientes pode ser resolvida com a instalação de um bom plugin. Realizar análises e integrações com Google Analytics, Google Ads e integrar pixels de conversão do Facebook ou do Google também estão disponíveis com poucos cliques.

Plugins

Plugins WordPress

1- O que são Plugins WordPress?

Plugins WordPress são complementos que agregam ou modificam funcionalidades em um site WordPress. Estas ferramentas oferecem funções para que cada usuário possa personalizar seu website WP atendendo as necessidades do projeto.

2- Para que servem os Plugins WordPress?

Atualmente são disponibilizados dezenas de milhares de plugins para que programadores e desenvolvedores não precisem ficar “reinventando a roda”, é só buscar o plugin que mais atende a necessidade específica do projeto e instalá-lo.

3- Porque os Plugins são importantes no seu site?

O principal motivo é pela expansão de funções que eles possibilitam em seu projeto virtual. Com plugins, você tem: Mais funções em seu site, Personaliza a experiência do usuário e pode conquistar mais clientes por meio das funções.

4- Plugins Grátis x Plugins Premium?

Apesar da grande variedade de plugins grátis no diretório do WordPress, alguns recursos e funcionalidades só estão disponíveis na versão premium. Pesquise bem se você realmente necessita da funcionalidade exclusiva da versão paga. Caso não seja realmente necessário, provavelmente um plugin gratis dá conta do recado.

5- Onde encontrar Plugins WordPress?

O diretório do WordPress é o melhor local para encontrar plugins. Existem mais de 50 mil (isso mesmo, 50.000) plugins disponíveis. Você também pode investir em plugins pagos, também chamados de premium. Você os encontra em lojas como Code Canyon, MOJO Marketplace, e o Creative Market.

6- Como instalar um Plugin?

Existem três maneiras de instalar plugins. A primeira é diretamente pelo diretório do WordPress. A segunda é fazer upload de um arquivo .zip no site. A terceira, e última, é através de um upload via FTP.

7- O que analisar antes de instalar um Plugin?

Antes de instalar qualquer plugin é importante considerar algumas coisas: Primeiro, saiba qual é a função do seu site, saiba oque precisa antes mesmo de procurar para não perder tempo. Segundo, pesquise por recomendações de plugins na internet. Isso vai ajudar você a encontrar plugins de confiança que fazem exatamente o que você precisa e por último, verifique a compatibilidade do plugin com sua versão instalada do WordPress e tema.

8- Plugins podem prejudicar meu site?

O número de plugins instalados não afeta a performance do seu site. Porém plugins de má qualidade podem causar erros e deixar seu site mais lento. Algo a ser lembrado é que qualquer coisa que for adicionada no seu site vai ocupar algum espaço em disco. Então se você instalar muitos plugins, seu espaço para armazenamento vai ser cada vez menor. E mais, alguns plugins podem ter problemas de conflito com outros plugins e causar erros inesperados. Então seja inteligente na hora de escolher quantos e quais plugins instalar.

9- Quais Plugins são essenciais em um site?

Mesmo que a grande maioria dos plugins sejam opcionais, dependendo do tipo do seu site alguns plugins são essenciais. Para maximizar o desempenho e funcionalidade do site nós recomendamos a instalação dos seguintes plugins:

Contact Form 7 ->  Com este plugin você consegue adicionar um formulário de contato no seu site em poucos passos. O plugin também é fácil de personalizar e oferece algumas funcionalidades úteis para seu site.

Yoast SEO -> Em termos simples, SEO (Search Engine Optimizer) é um conjunto de técnicas e estratégias para ajudar seu site a ranquear nos sites de busca, com o Google. Com algumas opções bastante úteis, o Yoast SEO faz a parte difícil de otimizar seu conteúdo para você.

10- É possível criar um site sem Plugins?

Sim. porém, Essa configuração básica provavelmente não terá todas as funções necessárias para que seu site funcione bem, mas você pode facilmente adicionar essas funções com plug-ins. Alguns plugins são importantes para praticamente todos os sites do WordPress. Esteja você configurando uma loja on-line, criando um portfólio ou executando um site da empresa, é provável que seu site precise de um conjunto de plug-ins para segurança do site, otimização de mecanismo de pesquisa (SEO) e bloqueio de spam.

11- Para criar uma Loja virtual precisa instalar Plugins?

Sim. o plugin mais usado para lojas virtuais é o WooCommerce. Cerca de 33% de todos os e-commerces do mundo são desenvolvidos com o WooCommerce. Uma vez que este incrível plugin é capaz de transformar o seu WordPress numa poderosa loja virtual.

Elementor

Elementor PRO

1- O que é Elementor?

O Elementor é um plugin usado para desenvolver páginas na internet, incluindo as landing pages. Trata-se, portanto, de uma page builder. O aproveitamento, do plugin dependerá, evidentemente, do nível de conhecimento e capacidade de aplicação do usuário. Então, se você realmente quiser extrair tudo o que a ferramenta tem a oferecer, será necessário realizar algum curso voltado a esse fim. Isso, inclusive, acontece com muitos outros plugins.

2- O que posso fazer com o Elementor?

Além de ser uma extensão com comandos bem intuitivos, o elementor ainda oferece muitas possibilidades, como: exibição de toda a lista de ações executadas no plugin, com opção de desfazer ou restaurar qualquer uma delas, versão otimizada para uso em dispositivos móveis, CSS customizado, personalização de fontes, oferecimento de cerca de 30 widgets, com as mais variadas funções, como criação de colunas ou incorporação do Google maps e muito mais…

3- O Elementor é pago?

Após o surgimento de novas formas de se criar páginas na web, e devido ao lançamento de determinadas plataformas e seus respectivos plugins. Surgiu o Elementor, que além de extremamente eficaz, é gratuito. Como acontece com qualquer outro plugin amplamente utilizado pelos usuários, há também uma versão paga do Elementor. Neste momento, no entanto, nós nos ateremos a dizer o que a versão free/ tem a oferecer. O intuito é demonstrar que a versão gratuita do Elementor já conta com um bom leque de funcionalidades.

4- Preciso saber de programação para criar com o Elementor?

Muita gente quer criar um site ou blog com uma aparência mais profissional, mas não sabe nada (ou quase) sobre programação.

O Elementor é um dos plugins que oferecem uma solução bem eficaz para este tipo de problema. Mesmo que os seus conhecimentos sejam bem limitados acerca do assunto, um curso básico sobre o uso do elementor resolve a questão. A própria versão gratuita do plugin conta com um conjunto de recursos muito interessantes.

Como não poderia deixar de ser, a versão paga do plugin é aquela completa, repleta de funcionalidades. Essa expansão ainda maior das possibilidades de criação é indicada para quem deseja aprimorar o visual do seu site. Outra vantagem do Elementor é que, em sua versão gratuita, já há uma biblioteca de templates. Isso é interessante para quem não tem o muito conhecimento para construir uma página do zero.

5- A customização com Elementor é ilimitada?

Sim. Outra vantagem de se utilizar o Elementor se refere à customização oferecida por essa extensão do WordPress. Com ela, você tem a liberdade de escolher não só as páginas (home, contato, sobre etc.), mas igualmente os blocos de cada uma delas. As possibilidades de combinações entre os mais diversificados layouts são extremamente amplas. Em um primeiro momento, tamanha diversificação pode parecer um detalhe. No entanto, a proposta é apresentar algo mais profundo do que uma simples demo, por exemplo.

6- Qual a diferença entre os blocos e as páginas?

Blocos são pequenas partes, que podem ser encaixadas em qualquer página. Isso demonstra a dimensão da versatilidade do recurso. Já as pages se referem a um conjunto de páginas individuais prontas. Naturalmente, cada página apresentará uma proposta específica quanto ao estilo e harmonização das partes contidas nela. Dessa maneira, você encontrará os mais variados templates para as páginas, do seu site ou blog. Estas páginas abrangem desde a página inicial (home) do site até o link para a disponibilização de um canal de contato. Lembre-se que também há um leque amplo de templates para as landing pages. Para cada nicho de mercado, como o turismo, o elementor oferece um grupo de landing pages bem alinhado à estratégia do negócio.

7- Quais as funcionalidades do Elementor?

Definitivamente, não se pode acusar a versão free do Elementor de mesquinhez. Não é um daqueles casos em que você só consegue realizar grandes feitos desembolsando algum dinheiro. Para provar que o Elementor é gratuito e efetivo, confira os elementos de criação que você já tem a sua disposição: título, colunas, vídeo, divisor, botão, alerta, galeria de imagens, barra lateral, postagens, ícones de redes sociais, Google Maps e outras funcionalidades não listadas aqui. Vale a pena conferir cada uma delas e tirar as suas próprias conclusões.

8- Qual a vantagem do Elementor PRO?

O Elementor PRO é o melhor construtor de páginas para WordPress e ele sem sombra de dúvidas está muito a frente do seu mercado criando funcionalidades disruptivas e inovadoras a cada atualização.  A versão gratuita realmente atende bem um site básico. Mas se você deseja aprimorar o seu processo de criação, se deseja criar sites cada vez mais robustos e profissionais, vale a pena conhecer o Elementor PRO, e aí você por si mesmo poderá tirar suas conclusões se vale a pena adquirir, tendo em vista os benefícios que são acrescidos juntamente com as 30+ novas funcionalidades incluídas na versão PRO.

9- Elementor ou Visual Composer?

Um dos principais motivos do sucesso do WordPress é o poder de customização que ele concede ao usuário. Antes, esse processo era bem complicado e exigia conhecimentos específicos, essenciais para deixar o site conforme o desejado. A história mudou profundamente com a chegada dos page builders. Entre dois destaques, muitas pessoas se questionam sobre qual seria o melhor: Elementor ou Visual Composer? Ambos os plugins são incríveis. Logo de cara, a Elementor vence em termos de preço porque possui uma versão gratuita e se você não deseja perder tempo lendo a documentação, lidando com uma interface complexa e otimizando a velocidade de carregamento do site, escolha o Elementor Page Builder.

10- Elementor ou Gutenberg?

O Gutenberg é interessante para os usuários que queiram ter uma página com aspecto profissional, mas sem depender de plugins adicionais. Enquanto isso, o Elementor é mais direcionado aos usuários que queiram ter infinitas possibilidades de customização. Nesse quesito, o Elementor está anos-luz à frente não só do Gutenberg, mas de outros page builders também. Devido ao trabalho incessante de toda uma comunidade de usuários desenvolvedores, o Elementor continua sendo versátil. Ele permanece útil para qualquer nível de utilização — simples ou avançado. Portanto, trata-se de outro nível de criação de sites para o WordPress. Na hora de escolher entre o Elementor ou Gutenberg, leve em conta as suas necessidades. O desenvolvimento de um simples blog, por exemplo, é atendido pelo Gutenberg. No entanto, é importante lembrar que o uso do Elementor é mais intuitivo e simplificado.

11- Por que usar Elementor?

Realmente, os números do Elementor são quase insuperáveis. Ao todo, já são mais de 2 milhões de sites ativos feitos com esse plugin. Nenhum outro page builder é tão responsivo, intuitivo e contém tantas atualizações como ele. A quantidade de gente ao redor do mundo usando o Elementor já é o suficiente para convencer muitos usuários. Mesmo com sua versão Pro, vale salientar que o Elementor Free contempla uma série de funções relevantes. Em muitos casos, elas são suficientes para aquilo que o usuário busca naquele momento. O lançamento do Elementor Pro, inclusive, não ofuscou a versão gratuita justamente pela manutenção de todas as funcionalidades já existentes. Em outras palavras, o Elementor apenas acrescenta novos recursos, em vez de retirá-los dos seus usuários. Evidentemente, todas as atualizações aparecem no Elementor Pro.

WooCommerce

Woocommerce

1- O que é o WooCommerce?

WooCommerce é um plugin de loja virtual para WordPress desenvolvido pela Automattic (mesmo criador do WordPress). Ele implementa todas as funcionalidades de uma loja virtual completa, com cadastro de produtos, carrinho de compras, checkout de finalização e ainda diversos plugins para complementar o WooCommerce.

2- O WooCommerce tem custo?

Não. Assim como o WordPress o WooCommerce é totalmente gratuito para uso e também pode ser customizado.

3- Que produtos posso vender com WooCommerce?

O WooCommerce é bastante flexível sendo possível vender quase todo tipo de produto com ele, desde produtos físicos como roupas, bicicletas e bijuterias até produtos digitais como assinaturas e cursos. 

Além disso também é possível vender produtos simples, com variações e também produtos de afiliados.

4- Como funciona a entrega dos produtos vendidos pela loja virtual WooCommerce?

Podem ser definidas áreas de entrega para frete fixo, frete grátis ou retirada na loja. Também é possível integrar gratuitamente com os fretes dos correios através do plugin Claudio Sanches Correios. Muitas outras transportadoras podem ser integradas através do plugin do Frenet (requer assinatura com a plataforma Frenet).

5- Como faço para receber pagamento com WooCommerce?

O WooCommerce possui muitos plugins que adicionam métodos de pagamento. Os plugins mais utilizados são o PagSeguro, Wirecard (antigo moip), Juno, Mercado Pago, Vindi entre outros. Todos com recebimento via boleto e cartão de crédito (a Juno ainda não possui recebimento por cartão de crédito).

6- É seguro vender com WooCommerce?

Sim. Desde que você siga as orientações básicas de segurança para WordPress e para internet, mantendo sempre o certificado digital em dia, assim como todas as atualizações do WordPress.

7- O WooCommerce é a ferramenta ideal para minha loja virtual?

O WooCommerce funciona perfeitamente com qualquer tipo de loja virtual, desde produtos físicos até produtos digitais. Ele é flexível quanto a métodos de pagamento e frete e possui tudo que uma loja virtual precisa.

Assim como o WordPress o WooCommerce também é muito flexível e customizável, o que poderá exigir mais tempo de aprendizado. Uma vez que adquira o mínimo de conhecimento na ferramenta o operacional da loja virtual se torna fácil e muito prático.

Lembrando que o WooCommerce além de ser gratuito também possui aplicativos para Android e IOs gratuito onde é possível verificar os pedidos, faturamento, relatórios e mudar o status dos pedidos.

8- Posso migrar minha loja virtual de outras plataformas para o WooCommerce?

Sim. Existem várias formas de realizar esta operação como a importação de uma planilha contendo todos os produtos e variações, mas há também como integrar utilizando o sistema da Tiny caso sua loja virtual atual esteja integrada com eles. O processo é simples pois a integração pelo sistema Tiny é triangular, puxando o cadastro dos produtos do seu e-commerce atual para o sistema e depois enviando o cadastro dos produtos para o WooCommerce.

9- Posso emitir nota fiscal pelo WooCommerce?

Diretamente não. Mas você pode exportar os pedidos do WooCommerce para algum sistema ERP que possua integração e à partir deste sistema realizar a emissão da NF. Atualmente existem pelo menos 3 sistemas conhecidos que já possuem esta integração para emitir as notas: Tiny, VHSYS e Blig.

10- Quais hospedagens suportam o WooCommerce?

É possível instalar o WooCommerce na maioria das hospedagens comuns como hostgator, hostinger, kinghost, godaddy entre outras. É importante ressaltar que uma hospedagem comum não é ideal nem para WordPress quanto menos para WooCommerce pois ambos utilizam mais recursos que sites estáticos, o que pode deixar seu site lento. O ideal seria utilizar um plano de hospedagem dedicada para WooCommerce, onde você terá recursos suficientes para rodar sua loja virtual sem lentidão ou enroscos.

11- O WooCommerce é bom para quem está começando uma loja virtual?

Sim. O WooCommerce é um plugin de loja virtual gratuito de fácil instalação no WordPress e com poucas configurações. Além disso é possível integrar com a maioria das operadoras de cartão de crédito e a integração com correios é gratuita com o plugin do Cláudio Sanches. O WooCommerce não é apenas bom para começar como também sistema completo para gestão e operação de lojas virtuais no WordPress!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

email profissional

Inscreva-se em nossa newsletter

E receba por email novos conteúdos sobre WordPress.