3 dicas para receber contatos pelos formulários do site

Na hora de captar novos contatos interessados nos seus serviços, produtos ou nos conteúdos que você produz, o formulário é uma ferramenta muito importante, desde que seja otimizado. Montar grandes promoções ou fornecer ótimos conteúdos fechados como ebooks e planilhas são boas táticas para atrair mais visitantes, porém, um formulário mal feito pode acabar resultando em poucos ou nenhum contato através do seu site. 

Um bom formulário vai servir para identificar melhor os visitantes que você está atraindo e também para captar dados suficientes para uma próxima abordagem de um potencial cliente. Quanto mais bem desenvolvido e objetivo ele for, maior será o número de respostas. A otimização dos formulários do seu site é indispensável! Tornar a experiência mais prática para quem navega e oferecer algo em troca dos dados são parte da estratégia para aumentar as chances de preenchimento. 

Neste post vamos explorar os 3 pontos mais importantes (mais um super bônus!) e que merecem maior atenção na hora de criar um formulário para o seu site. De forma simples você vai entender como otimizar essa ferramenta e receber muito mais respostas. 

Dica 1: Personalize os formulários de contato 

Formulário Elementor

Para isso, antes de qualquer coisa você precisa definir um objetivo específico para esse formulário. Por exemplo, você precisa de e-mails para uma lista de e-mail marketing ou de telefones para que seu time comercial entre em contato? Você pretende captar contatos de pessoas que acabaram de conhecer sua empresa ou que estão buscando sobre um assunto específico? Quem é o seu público-alvo? 

A resposta dessas e de outras perguntas são importantes para definir, por exemplo, quais serão os campos do formulário, o layout e a forma de comunicação. Os objetivos vão te ajudar a entender melhor quais informações você precisa recolher no formulário e por qual motivo. 

Além disso, a personalização do design do formulário também é muito importante. Os elementos de design devem estar alinhados ao seu objetivo e público-alvo pois também podem aumentar as conversões em seu site. 

Tome cuidado para que a usabilidade não seja perdida durante essa personalização. Evite letras muito pequenas ou com pouco contraste e pense sempre em como esse formulário vai ser visualizado também nos celulares (versão mobile). A atenção deve ir desde as cores até às fontes utilizadas, mas sem fugir do design da sua marca. 

Posicione bem os campos de resposta de forma que eles ocupem o menor espaço possível no layout do formulário. Desta forma o formulário vai parecer mais curto numa visão geral e, por isso, mais fácil e rápido de ser preenchido. Uma ferramenta que facilita nesse ponto é o Elementor. Ele te permite visualizar as versões desktop, tablet e mobile do seu site enquanto você constrói seu formulário.

Dica 2: Deixe claro o que o contato vai receber em troca de seus dados

Lembre que as informações de contato dos visitantes do seu site são bens valiosos e para convencê-los a te entregar esses dados você prometeu algo em troca. Pode ter sido um ebook, uma planilha, um cupom de desconto, um orçamento, um contato por telefone, um e-mail… Independente de qual foi a promessa deixe claro com mensagens do tipo “Informe seu nome e telefone para entrarmos em contato” ou “Preencha o formulário para solicitar um orçamento”.

No caso de ter prometido um arquivo como um ebook ou uma planilha, por exemplo, literalmente “mostre” esse arquivo ao lado do formulário. Utilize imagens que revelem a capa ou parte do arquivo para despertar maior interesse do contato.

Você pode ainda utilizar de mensagens como “Receba o arquivo no seu e-mail logo após responder o formulário” ou “Entraremos em contato em até 1h” para que a pessoa saiba quando e de que forma ela irá receber o que pretende. 

Dica 3: Colete apenas os dados necessários

Como já dito, dados são bens valiosos. Lembre-se que o formulário é apenas o primeiro passo para o atendimento de um potencial cliente. Não saia pedindo o CPF do seu contato logo de cara a não ser que seja extremamente necessário.

Utilize o objetivo definido no início do processo para determinar quais são as principais informações que você precisa para começar alcançá-lo. Outra dica é coletar dados que o contato consiga já de cara identificar para que serão utilizados. Por exemplo, se for uma cotação para seguro de veículo, dados do veículo como ano, modelo e marca seriam necessários, porém, se for apenas uma solicitação de contato, pedir nome e telefone já é o bastante. 

Use o formulário como um pequeno filtro para descobrir quem tem interesse naquilo que você está ofertando em troca dos dados. Pedir informações pessoais como endereço e números de documentos pode gerar insegurança e diminuir a taxa de conversão deste formulário. Deixe para solicitar esse tipo de informação apenas quando forem realmente necessárias.

Além disso, quanto mais campos o formulário tiver, mais inconveniente ele irá se tornar. Ninguém gosta de passar muito tempo preenchendo dados além de parecer um pouco invasivo. O tamanho do formulário pode, inclusive, gerar desistências! Quanto mais campos houver no formulário, menor é a taxa de conversão.

Ainda assim, se o formulário precisar ter mais campos, com a última versão do Elementor Pró você consegue dividir seu formulário em steps para facilitar a visualização torná-lo mais dinâmico.

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Dica bônus: Deixe claro que você não enviará spam 

As pessoas já estão acostumados (e cansadas) de receber todos os dias algum spam de empresas para as quais forneceram os dados em troca de algo. Os e-mails estão cheios deles e agora até os aplicativos de mensagem estão sendo alvo. Mas ninguém gosta de receber esse monte de informação não solicitada. 

Por isso, é muito importante que junto ao formulário você deixe um aviso bem legível de que você  se compromete a não usar as informações de contato coletadas para outros fins, muito menos para o envio de spam. Seja claro e objetivo na mensagem. Com certeza o visitante irá se sentir mais confortável ao fornecer informações.

Conclusão

Informações pessoais são bens valiosos então lembre que quando as pessoas estão dispostas a fornecê-las em troca de algo é porque estão realmente interessadas. Para que a taxa de conversão seja mais alta trace um objetivo específico para o seu formulário, personalize o design e a linguagem, deixe claro o que você irá fornecer em troca dos dados e recolha apenas as informações necessárias do seu visitante. Seja simples e objetivo e então você verá o número de respostas dos seus formulários aumentar. 

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